sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Mensagem de Ano Novo

A todos aqueles que me acolheram e me demostraram sua amizade e apoio, quero desejar um ano muito feliz em suas famílias e profissões , nessa caminhada que recomeça a cada Primeiro de Janeiro. Que as férias sejam restauradoras de forças e não causadoras de decepções e incômodos. E que a volta não tenha um sabor de "acabou" mas a promessa de um recomeço com mais vontade e paixão naquilo que se faz. Com a possibilidade de se olhar à volta e compreender o mundo um pouco melhor, para fazer mais feliz a nossa vida e a dos que compartilham dela.
Meu abraço particular a cada um, levantando a taça da alegria!
Feliz 2012!
Sônia
A luz entre as glicínias
Óleo s/tela 60x80 cm
Este ano pude novamente rever a minha amada Provence. Embora fosse outono, as árvores ainda não estavam amareladas para fotos outonais. Mas a luz é sempre a mesma, intensa e revigorante. Esta tela retrata um momento de primavera, quando as glicínias florescem intensamente e o ardor do verão já se pronuncia. Foi terminada em novembro, coincidindo com a nossa primavera/verão e está exposta na Nini Barontini Galeria de Arte. Quando a galeria reabrir, em janeiro, tentem vê-la pessoalmente, para me dar sua opinião.
Clique na barra abaixo para ouvir o som das cigarras.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

A ponte de Giverny
Óleo s/tela 70x90 cm
Esta ponte do jardim de Monet, em Giverny é sempre uma atração para todos os artistas, pela diversidade de flores que a circundam, mas para mim principalmente pelo desafio das duas glicínias de cores diferentes que se entrelaçam em cima dela, a branca e a lilás. Estava planejada há muitos anos e recentemente resolvi realizá-la. Está na Nini Barontini Galeria de Arte .
Amalfi
Óleo s/tela- 60x120cm
Quando chega o verão, voltam as lembranças da costa amalfitana. Esta é uma composição que buscou se abstrair do bulício turístico, para mostrar apenas o apelo da natureza no estado mais primitivo desta região famosa da Itália, quando os barcos ardem ao sol e o mar só se espreguiça devagar em pequenas ondas rumorejantes. Esta tela se encontra na Manolo Saez Galeria de Arte .
Pátio em Mallorca
Óleo s/tela 70x100cm

A região do Mediterrâneo tem um apelo especial para mim. As casas brancas da Espanha,com suas "macetas" cheias de gerânios e a profusão de buganvíleas oferecem muitos contrastes de cores e luzes para um artista. Este jardim delicioso é numa pequena casa de Mallorca, que o sol frequenta sempre no verão. Na Manolo Saez Galeria de Arte.
Saída para o mar
Óleo s/tela 70x90cm
A Flórida é maravilhosa,com seu sol perene. E a vegetação luxuriante permite verdes jardins como esse, de onde se podia avistar o mar ao fundo. A buganvilea sobre os arcos é uma tentação de cor e entre o ruído dos pássaros inquietos numa tarde de sol, a repousante canção da água no repuxo...
La Sereníssima
Óleo s/tela 60x 100
Veneza é única e pintada milhares de vezes. Mas sempre há um novo enfoque de luz e cores para se apreciar em frente à basílica da Madonna della Salute (Na. Sra. da saúde) a passagem dos gondoleiros com pessoas felizes e as silenciosas gôndolas em repouso golpeadas por pequenas ondas.Encontra-se na Nini Barontini Galeria de Arte.
Terraço sobre o Egeu
Óleo s/tela- 70x100 cm
A Grécia sempre foi uma das minhas paixões. A luz absoluta das casas caiadas em contraste com o azul índigo do mar Egeu conquistam a quem visita as ilhas. Deste balcão nas escarpas de Santoríni se vê a cratera do vulcão e se imagina todo um passado de marinheiros gloriosos ou não. E sempre há o lugar para um veleiro solitário à luz da tarde. Na Manolo Saez Galeria de Arte.

À beira de um riacho...

O córrego entre flores
Óleo s/tela -50x70 cm
Das paisagens campestres dos Estados Unidos sempre me vem estas lembranças de paz e serenidade, principalmente na primavera do norte, quando as flores desabrocham pelos prados em toda parte. Esta é uma reminiscência destes lugares, que dá motivo a reflexão e deslumbramento.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

 
Tarde no lago
Óleo s/tela 60x80cm
Esta obra foi concebida muitos anos depois em que estive à frente do lago Payette, nos Estados Unidos. Era uma tarde de verão, com o vento forte das montanhas e a água fresca derretida das neves do inverno anterior, que batia suavemente no ancoradouro enquanto barcos já descansavam da agitação do dia, e um solitário catamarã deslizava em direção à terra. Encontra-se na Nini Barontini Galeria de Arte.
Terraço em Capri
Óleo s/tela 60x80 cm
Quem já esteve em Capri há de lembrar-se da imponência dos "Faraglioni" emergindo da água e de seus terraços enfeitados com profusão de buganvíleas. Este lugar era especial e merecia uma "preguiçosa" para se olhar o infinito. Na Nini Barontini Galeria de Arte.

No Caribe

Manhã na ilha
Óleo s/tela 70x100 cm
  Pode ser qualquer ilha, sempre no trajeto do sol, que alonga as sombras onde a vida corre tranquila.   Nessa manhã, na quietude da rua ensolarada, três crianças desciam para o porto. Encontra-se na Manolo Saez Galeria de Arte, com suas casas brancas.
Punta del Diablo (Uruguai)
Óleo s/ tela 60x100 cm
Num dia claro de inverno, as nuvens recém evaporadas e o vento forte e frio do Atlântico trazendo as ondas para a praia, onde estavam estas três barcas irmãs. Elas estão expostas na Munhoz  Galeria de Arte.
Clique na barra para ouvir o mar

Na primavera

O ouro dos ipês
Óleo sobre tela 60x80 cm
Quando chega a primavera as árvores esguias de troncos finos vão pouco a pouco se cobrindo de ouro e dourando as ruas da cidade. Essa é uma delas, quando um casal de estudantes andava ao entardecer. Está na Nini Barontini Galeria de Arte.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Pelas ruas de Mykonos
Óleo sobre tela  60x80 cm
Esta é outra lembrança de luzes e sombras que sempre me atraíram. As casas todas caiadas de branco e a presença infalível das buganvíleas. Esta tela se encontra na Manolo Saez Galeria de Arte.
Oleandros sobre Granada
Óleo sobre tela- 50x70cm

Esta obra foi esboçada há muitos anos, quando vi Granada deste ponto privilegiado, com os dois oleandros em flor, de tonalidades diferentes.Mas só recentemente terminei e é com ela que abro minha série de últimos trabalhos.