Antes de pintar a folhagem sobre a segunda casa, pinto o vão da primeira janela, com uma mistura de sombra natural e branco de titânio. Da mesma forma, vou preenchendo os espaços onde a planta sobe sobre a parede já pintada.
Este blog é dedicado a todos os meus amigos artistas ou não, para divulgar meus trabalhos e manter uma rede de solidariedade no difícil caminho da arte.
terça-feira, 25 de agosto de 2020
A base das buganvílias
Neste clipe tento mostrar os tons que uso para a cor da buganvilia (spectabilis) É uma cor única na natureza e acredito que só pode ser obtida a partir do magenta, que é uma cor sintética relativamente recente, produzida a partir dos anos 30 com a descoberta da quinacridona. Era desconhecida pelos grandes mestres e mesmo impressionistas. O carmim de alizarina que sempre foi usado é uma cor fria e azulada nas misturas, e o próprio magenta sozinho tende para o roxo. A mistura que faço parte do magenta ( bem escuro no começo do vídeo) com acréscimo de branco até chegar no valor ou tom. Como o tom ainda é arroxeado, acrescento um pouco de "permanent rose" (Winsor & Newton) e isto parece "acender" a cor. Com a mistura acima, marco todos os espaços deixados entre a folhagem que foi pintada anteriormente, também com pinceladas cruzadas, que criam uma certa textura. Nas buganvílias mais afastadas, uso o tom magenta sem o rosa e nas mais próximas acrescento esta cor.
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