Depois de estudar a posição do sol e verificar que provavelmente é um sol de tarde, pela inclinação das sombras, começo a pintura pelo canto superior esquerdo, conforme o costume ocidental de escrever da esquerda para a direita. A luz do ambiente também deve entrar pela esquerda, para não provocar a sombra da mão na tela enquanto se pinta. Embora não haja regras fixas de por onde começar uma pintura, a tradição é no sentido esquerda para direita e de cima para baixo, para não se borrar o trabalho já realizado.
No vídeo abaixo, demonstro como começar a preencher o céu. Sempre faço mistura de azul ultramar com um toque de amarelo ocre e branco de titânio, o suficiente para conseguir o tom. Na observação da natureza o céu é mais claro na posição onde está o sol e clareia à medida que se aproxima do horizonte. Começo com tom mais escuro acima e à esquerda e mais claro à medida que se aproxima dos telhados das casas. Peço desculpas pela instabilidade do cavalete nas primeiras tomadas.
No vídeo seguinte, começo a marcação dos pinheiros atrás das casas. Este estágio é apenas um esboçar das cores e formas, sem detalhes. Minha mistura para verdes é sempre com azul ultramar e amarelo cádmio com um toque de vermelho para o fundo das copas. Como as árvores estão num plano atrás das casas, acrescento um pouco de branco na mistura para abaixar o tom e dar idéia de distanciamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário