Comparando os valores, decidi escurecer um pouco a sombra lateral da janela. Também reforço a cor da parede para dar o contraste, e completo as sombras da direita.
Refaço o verde da parte sombreada da planta à esquerda e começo a colocar o verde médio com pincel redondo, e com pincel chato bem carregado do tom claro, dou as luzes aleatoriamente, em várias direções tentando sugerir a posição das folhas. Continuo com pincel filete para obter pinceladas mais finas.
Neste segmento pode-se ver perfeitamente como a luz artificial muda as cores da tela, na continuação da mesma etapa. Sigo fazendo os pontos de luz até ficar satisfeita, e volto com tons mais escuros para desfazer alguns acúmulos de claros.
Com vermelho de cádmio médio puro marco algumas flores aqui e ali e depois dou as luzes onde precisa. Faço a mistura para o banco com um gris levemente azulado, feito com azul cobalto ,amarelo ocre e bastante branco e pinto o assento e encosto, assim como os ferros e pés. Coloco a sombra por trás do banco com a mesma mistura do lado da janela.