terça-feira, 8 de setembro de 2020

A pintura do pinheiro mediterrâneo


      Nesta segunda fase da pintura, começo a cobrir e acertar a base que foi feita com os tons básicos.
     O pinheiro mediterrâneo, como se vê na foto ilustrativa abaixo, tem folhas em forma de agulha que são impossíveis de se reproduzir uma a uma. Como minha pintura é mais impressionista, procuro representar com tufos de tons, onde as pinceladas são finas e e em todas as direções. Uso para isto um pincel filete bem fino com a tinta bastante diluída num médium de óleo de linhaça e terebintina . Empreguei a mesma mistura usada na base (azul ultramar +amarelo de cádmio + um pouco de vermelho de cádmio para as partes mais escuras e a mesma mistura bem clareada, sem vermelho e mais branco para ter mais luz nas partes onde o sol bate. 

     Depois de pintada a copa, pinto os galhos finos aparentes, também com pincel filete e uma mistura de sombra natural com um pouco de branco para não ficar muito gritante. Tudo que fica na distância tem que ser mais esmaecido para reproduzir o efeito atmosférico.

     Como a posição da câmera e a iluminação não foram favoráveis neste clipe para ver a diferença dos tons, disponibilizo uma foto da área pintada. O tom mais claro, pintado sobre a base dá a idéia de volume das formas e da iluminação da árvore.

     Abaixo, uma foto da Internet dos galhos deste tipo de pinheiro.


   As pinhas redondas vão ser pintadas oportunamente.



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