quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Telhado do meio


     Como as telhas artesanais não tem todas a mesma cor da argila, como vejo pela foto, criei três tons principais e mais claros para pintar sobre a base. Da esquerda para a direita, sombra natural +branco de titânio, siena queimada + branco de titânio e amarelo ocre+ branco de titânio.


     Com um pincel "liner" e cor clara feita com amarelo nápoles e branco, traço a linha do final das primeiras telhas, sobre o desenho feito a lápis por cima da base. Depois a segunda, e assim sucessivamente. Para isso uso o tento, porque é preciso muita firmeza na mão. Com um pincel chato na largura das telhas começo a pintar na direção destas linhas com pinceladas diagonais, usando as tintas já preparadas aleatoriamente, seguindo mais ou menos as cores da foto.

     O cordão de nylon que aparece abaixo coloco às vezes como orientação para marcar a linha do quadriculado do desenho, quando preciso fazer ajustes. 

     Depois, com pincel "liner" carregado de sombra queimada e um pouco de branco, sugiro o arco das telhas uma a uma mas sem muita precisão. Na segunda fiada de telhas faço a mesma coisa, intercalando as cores aqui e ali.

     

Como feito no beiral da casa anterior, arremato  de novo o escuro das telhas, desta vez com sombra queimada , que é mais quente e aproxima mais. Também marco uma linha no centro da parte em sombra para posteriormente pintar as duas carreiras de telhas de suporte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário