quarta-feira, 16 de setembro de 2020

As primeiras buganvílias

      Para pintar as buganvílias da casa do fundo uso magenta puro, porque é um tom azulado e afasta. Uso puro nas partes escuras, nas partes médias com um pouco de branco e nas luzes ou claros, bem saturado de branco. Na foto abaixo a preparação destes três tons:



     Começo a pintura pelo tom médio, que é sempre o tom real da flor e vou cobrindo a base com pinceladas soltas e aleatórias, procurando fazer tufos de flores em vários sentidos. Nos locais onde é mais escuro e onde há sombra uso o magenta puro para definir melhor essas flores.


      Com o tom bem claro, preparado a partir do branco de titânio com pouquíssimo acréscimo de magenta, obtenho o tom das luzes que vou batendo aos poucos e uniformemente, só nos lugares onde a luz bate direto, para conseguir a ilusão tridimensional dessas concentrações de flores. O objetivo não é pintar flores uma a uma, mas formas que representem o volume, como se fosse uma modelagem das  formas.         

     Para as folhas uso a mistura de azul ultramar com amarelo cádmio (esquerda) e com bastante amarelo e mais branco (direita) para os claros.

          Começo com o tom mais escuro esboçando formas nas zonas mais escuras e depois com a mistura mais clara vou pontilhando folhas aqui e ali em várias direções, para sugerir a incidência de luz. Abaixo esta parte da tela completada:





Nenhum comentário:

Postar um comentário