Para marcar a tripla fiada de telhas que há sob o telhado da última casa, misturo sombra natural com um pouco de branco de titânio para que a cor não salte muito e marco à mão livre duas linhas paralelas onde serão encaixadas as telhas. Não faço o desenho muito perfeito, apenas o suficiente para que reproduza sua ondulação, já que é uma pintura muito repetitiva. Depois, com pincel filete bem carregado de amarelo nápoles, marco aleatoriamente lugares onde a luz bate um pouco, para dar a idéia do arredondado das telhas.
Para reproduzir a cor do branco das molduras caiadas na sombra, uso branco de titânio sempre "sujo" com uma mistura de azul ultramar ou cobalto com um pouco de carmim e amarelo ocre para neutralizar. O branco nunca deve ser usado puro, somente em locais de luz intensa e mesmo assim com um pouco de amarelo ocre ou nápoles. Esta mistura é passada só na zona de sombra. Depois faço a parte em sombra sob a moldura da janela com sombra natural atenuada com branco, apenas uma ligeira marcação em "L" invertido. Reforço a passagem das folhas das janelas com um tom de azul cobalto, amarelo ocre e branco e a parte em que a luz bate direto com branco de titânio e um leve toque desta mistura, para que haja o contraste suficiente de tonalidade que indique a luz.
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