Começo aumentando o fundo das buganvílias entre as janelas com tom escuro, para deixar a forma mais leve. Com a pesquisa de novas fotos, vi que a planta cresceu em muitos anos e se expandiu sobre o telhado da direita. Então começo a cobrir esta parte, sem me ater muito à foto original. Uso pincel redondo e continuo colocando os tons médios, para depois dar as luzes, como já descrito anteriormente. A diferença é que aqui, por se tratar de primeiro plano, as cores são mais vibrantes, puras sem muito branco. Não é necessário seguir à risca o desenho, desde que a colocação dos tons dê o volume almejado.
Sempre na busca da profundidade, volto com o tom escuro entre as flores de tom médio. Com o tom mais escuro faço "nascer" flores onde não existiam para prolongar a floração da planta, e então cubro com os claros, formando novos volumes de flores.
Com pincel redondo, faço uns detalhes de folhas com a tinta mais clara e continuo descendo e ampliando o pé de buganvília com o tom de base e depois colocando os médios e as luzes, como já foi feito acima.
Nas fotos abaixo, as cores preparadas para esta etapa:
Para as folhas: tom escuro: azul ultramar + amarelo de cádmio puros
tom médio: a mesma mistura com mais amarelo
tom claro : a mesma mistura, partindo do amarelo e esverdeando com um pouquinho de azul.
Para as flores: tom escuro: magenta puro com um pouco de branco
tom médio: a mistura acima com mais branco
tom claro : branco de titânio com um pouco da mistura acima
Aqui, por se tratar de primeiro plano, uso as cores puras , sem neutralizar com as complementares.